O prefeito Mariano Moret, os engenheiros da prefeitura de Ijaci  Hafez Tadeu Sadi júnior e Marcos Rodrigues Pinto, o chefe do Gabinete Plínio dos Santos Pereira e a Secretária da Compdec de Ijaci, a servidora Maria do Socorro Félix, receberam o representante da Defesa Civil Estadual, representada  na 6ª Região da Polícia Militar pelo Sub Ten PM Clébio Wander Ribeiro, para uma reunião. Este explicou a importância da criação legal do órgão do município e como deve ocorrer a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Na reunião o prefeito definiu que será criada legalmente a COMPDEC no município. Ressalta-se que a participação da comunidade é fundamental, além de entidades sociais para a constituição de uma Defesa Civil atuante, eficiente e capaz de manter a cidade e sua população tranquila e segura com ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social em nossa cidade.

A Defesa Civil é um direito da população e dever da prefeitura. Todo município deve estar preparado para atender imediatamente à população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais, ambientais e humanas.

A COMPDEC é um órgão municipal, através do qual a Prefeitura e a comunidade trabalham em conjunto na prevenção de acidentes (desastres). O Prefeito é o responsável legal pela defesa efetiva de sua comunidade contra as calamidades e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é o órgão da Prefeitura que irá implantar as ações de Defesa Civil.

Informativo Prefeitura Municipal de Ijaci/MG